Av. Alfredo Custódio de Paula, 99
Alfredo Custódio de Paula
- Pouso Alegre/MG

Telefone:
(35) 3423-3622

TRABALHISTA - FGTS: Câmara aprova projeto que anula multa de empresa por atrasar informação sobre fundo

Publicado em 10 de dezembro de 2021

Compartilhar

Nesta quinta-feira (9), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que anistia os débitos tributários de empresas que foram multadas por descumprirem a obrigação de prestar informações sobre o recolhimento do FGTS à Receita Federal. A proposta vai à sanção. ?

Pelas regras aprovadas, serão perdoadas as dívidas do contribuinte que conseguiu pagar os tributos, mas encontrou dificuldades na hora de prestar informações ao Fisco dentro do prazo. 

A medida vai beneficiar todas as infrações ocorridas até a publicação da lei.

Multas FGTS

O deputado Laercio Oliveira, quando apresentou a proposta, ainda em 2014, argumentou que a Receita estava autuando as empresas que deixaram de entregar as guias de pagamentos referentes aos anos de 2009 a 2012.

As multas pela não entrega sem movimento são de R$ 200 e para a com movimento são de, no mínimo, R$ 500. Segundo o parlamentar, isso poderia inviabilizar a sobrevivência das empresas, caso a cobrança se estendesse pelos cinco anos em que a obrigação de entrega do documento deixou de ser cumprida.

No Senado, o texto passou por mudanças. Uma delas determina que a anistia das multas vale exclusivamente para os casos em que as guias tenham sido apresentadas com informações e sem fato gerador de recolhimento do FGTS.

 

A versão final também deixa explícito que o perdão dessas dívidas não implica restituição ou compensação de quantias que já foram pagas.

Fonte: Contábeis

Voltar a listagem de notícias

Formulário de Contato

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas

Entre em contato

Av. Alfredo Custódio de Paula, 99 - Alfredo Custódio de Paula

Pouso Alegre/MG

CEP: 37553-061

(35) 3423-3622

contato@visaocontabil.cnt.br

Localização

Desenvolvido por Sitecontabil 2019 | Todos os direitos reservados